A pele é o maior órgão do corpo humano e recebe influências internas (físicas e emocionais) e influências externas (ambientais). A visão global do indivíduo é fundamental em questões relativas à pele e demais órgãos do corpo humano. Sob esse ponto de vista, o foco deixa de ser a “doença” e passa a ser o indivíduo que exibe a doença.

É comum haver diversos aspectos envolvidos na manifestação de problemas dermatológicos, sendo o estresse um fator que pode desencadear ou agravar a situação em muitos casos. A Dermatologia Integrativa considera todos os aspectos que elevam o bem-estar do ser, repercutindo de forma positiva na pele e no organismo como um todo.

Para se ter uma ideia, as “doenças” mais frequentes encontradas e tratáveis em consultório dermatológico são: acne, dermatite seborreica, verrugas virais “olho de peixe”, queda de cabelo, psoríase, micoses cutâneas e ungueais, furúnculos, larva migrans “bicho geográfico”, dermatites de contato, urticárias, dermatite atópica, prurido (coceira) de diversas causas, lesões pré-cancerosas, carcinoma basocelular, pintas escuras com aspectos irregulares e coloração heterogênea.

Os tratamentos dermatológicos representam um complemento desse trabalho, já que a beleza que vem do equilíbrio e da vitalidade alcançados através do bem-estar integral.

Tem beleza quem tem saúde. Tem saúde quem tem beleza.

A Dermatologia Integrativa
Sistemas de Informação e Comunicação Digital - Plusinfo